Bem vindo ao Gambaru-Edumangá...


Bem vindo ao Gambaru-Edumangá...

Vamos reconhecer e apreciar a
universalidade encantadora trazidas nos
mangás e animes!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CURIOSIDADES! - Sobre Mangás e Animes.

ANIMES E MANGÁS MAIS ANTIGOS...

Astro Boy


Astro Boy (em japonês: 鉄腕アトム, Tetsuwan Atomu?, literalmente, "Poderoso Atom") é um mangá de Osamu Tezuka produzido de abril de 1952 a março de 1968, ganhando diversas adaptações para a televisão em anime.
Por ter sido a primeira série animada exibida no Japão, tornou-se referência na área. As transmissões tiveram início a partir de 1963, com seu sucesso deram origem à indústria japonesa de animação.
Um longa-metragem em 3D, foi lançado em 2009[1].

Enredo

Astro Boy é uma série de ficção científica ambientada em mundo futurístico, onde andróides convivem com seres humanos. A série tem seu foco nas aventuras do personagem título, "Astro Boy" (as vezes chamado apenas "Astro"), um poderoso robô criado pelo chefe do Ministério da Ciência, Dr. Tenma, para substituir seu filho Toby, que havia falecido em um acidente automobilístico. Dr. Tenma construiu Astro à semelhança de Toby e o tratava com tanto afeto quanto tratava o Toby verdadeiro, mas logo percebeu que aquele pequeno andróide não poderia preencher o vazio da perda de seu filho, principalmente porque Astro não podia crescer ou expressar a estética humana (em uma parte do mangá, Astro aparece preferindo as formas mecânicas dos cubos ao invés das formas orgânicas das flores). Na edição original de 1960, Tenma rejeitou Astro e acabou vendendo-o para um dono de circo cruel chamado Hamegg.
Algum tempo depois o Professor Ochanomizu, o novo chefe do Ministério da Ciência, viu uma apresentação de Astro Boy no circo e convenceu Hammeg a entregar-lhe Astro. Então, ele o levou e passou a tratá-lo de maneira gentil e afetuosa, tornando-se seu tutor legal. Logo ele percebeu que Astro era dotado de poderes e habilidades superiores, e também da capacidade de expressar emoções humanas.
Astro então começa a combater crimes, o mal e a injustiça. A maior parte de seus inimigos são robôs que odeiam humanos, robôs raivosos ou aliens invasores. Quase todas as histórias incluíam uma batalha de Astro contra outros robôs.





A Princesa e o Cavaleiro




A princesa e o cavaleiro (em japonês: リボンの騎士, Ribon no Kishi?) é um mangá e anime de Osamu Tezuka que narra as desventuras da princesa Safiri do Reino da Terra de Prata.
O mangá foi publicado em três versões de 1954 a 1966 e o anime exibido em 1967 no Japão. O mangá tem forte inspiração nos temas e estilos dos musicais do Teatro de Takarazuka a que Tezuka assistia em sua infância. O próprio Ribbon no Kichi criou um
gênero inédito no mundo, o de quadrinhos que tem como público alvo as meninas (chamado shoujo) e estabeleceram muitos dos temas dos shoujos posteriores. O sucesso foi tanto que houve até uma radionovela produzida na época. A série também foi um dos primeiros animes coloridos produzidos.
No Céu, antes de descerem para a Terra as crianças recebem um coração. Para os meninos, azul. Para as meninas, rosa. Certa vez o anjinho Ching, em mais uma de suas travessuras, faz uma menina engolir o coração azul e graças a isso ela fica com dois corações. Deus manda o anjo descer a Terra para pegar de volta o coração de menino e não permite que ele volte ao céu até que dê um fim à confusão que começou.
No Reino da Terra de Prata, as leis determinam que os governantes sejam homens. Por isso, quando nasce a princesa Safiri, ela é anunciada por engano como um menino ao invés de uma menina e seus pais são obrigados a manter a farsa, já que na linha de sucessão existem o malvado Duque Duralumínio e seu filho, o príncipe Plástico. Com a ajuda de Nylon, o duque tenta descobrir a verdade sobre Safiri desde o nascimento dela para poder retirá-la do trono e colocar o seu próprio filho nele.
Quando completa quinze anos, em um baile de carnaval, Safiri conhece o príncipe Franz e se apaixona por ele. Daí em diante, muitos obstáculos surgem entre os dois como Satã, Madame Inferno, uma bruxa que deseja o coração de menina para sua filha, a bruxinha Heckett, além de problemas no reino e das tentativas do Duque Duralumínio de provar que Safiri é de fato uma garota.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Princesa_e_o_Cavaleiro




CANDY CANDY




Candy Candy (em japonês: キャンディ・キャンディ, Candy Candy?) é nome de um livro, mangá e anime japonês.
Candy Candy é um mangá, uma série anime e uma novela escrita por Kyoko Mizuki e desenhada por Yumiko Igarashi. A mangá foi publicada originalmente entre 5 de Outubro de 1975 e 25 de Fevereiro de 1979, pela editora Kodansha, na colecção da revista Nakayoshi, em 9 volumes. A série de anime foi exibida no Japão entre 1 de Outubro de 1976 e 2 de Fevereiro de 1979, produzida pelos estúdios Toei Doga e exibida no canal National Education Television (NET), com 115 episódios. Posteriormente foram produzidos 3 filmes, dois em 1978 e um último em 1992.
Candy é uma rapariga(moça no brasil) orfã, criada no Lar da Paula (Pony's Home) no Estado do Michigan, Estados Unidos da América. Ela é uma rapariga extrovertida, maria-rapaz e desenrascada, o oposto da sua melhor amiga Annie, que fora encontrada no mesmo dia que Candy. Quando Annie é adoptada, forçando a separação das duas raparigas, a vida de Candy muda completamente. Ainda desgostosa com a separação, Candy tem um encontro com um Príncipe misterioso, vestido de escocês, tocando uma gaita de foles. Ela decide ir ser dama de companhia dos filhos de uma família abastada, os Legans (Logan), que lhe fazem a vida negra. Mas nem tudo corre mal, Candy conhece e apaixona-se por António (Anthony), um vizinho dos Legans e a cara chapada do Príncipe da Colina, e trava amizade com os seus primos Artur (Archie) e Luís (Stair).
Candy é tramada por Daniel (Neil) e Elisa (Eliza) Legan e é forçada a ir trabalhar para uma quinta no México. Ela é resgatada e adoptada pelo chefe da família Andrey (Andrew), tio dos 3 rapazes, António, Artur e Luís. Mas a tragédia atinge a família Andrey e António morre num acidente de cavalo. Desgostosa Candy passa umas férias no Lar da Paula para mais tarde ir estudar com os primos num colégio interno em Inglaterra, o Colégio de São Paulo (St. Paul's).
No Colégio de São Paulo, Candy inicia uma relação turbulenta com o rebelde da escola, Telmo (Terry), acabando ambos por se apaixonar. Ana também vai estudar para o colégio onde também andam Daniel e Elisa. O passado de Ana é desvendado e Candy, Ana, Artur, Luís e a nova amiga Patrícia (Patty) formam um grupo de amigos. Ao tentar resolver um problema de Patrícia, Candy descobre que o tratador do Jardim Zoológico local é o velho conhecido Sr. Alberto (Mr. Albert), que se torna num grande apoio.
Mais uma vez Elisa cria uma armadilha cruel a Candy e Telmo e Telmo sai do colégio indo Candy no seu encalço. A viagem de Candy passa por inúmeras peripécias, atravessando o Oceano Atlântico como clandestina. De volta aos Estados Unidos, Candy volta ao Lar da Paula para saber que Telmo a precedeu por meras horas. Após uma estadia a ajudar no lar, Candy decide voltar aos estudos para se tornar enfermeira.
Candy vai para a Escola de Enfermagem Mary Jane, uma velha colega de Miss Paula, onde partilha o quarto com a fria Franny e aprende a ser mais séria e responsável. A I Guerra Mundial rebenta na Europa e Artur, Luís e Ana regressam aos Estados Unidos, trazendo com eles Patrícia. Surge um doente misterioso no Hospital onde Candy trabalha, que ela descobre ser Alberto. Ao cuidar dele, Candy quebrar regras injustas do hospital e é despedida. Ela aluga um pequeno apartamento com Alberto cuidando dele, que está amnésico, e ajudando um médico local.
Telmo surge na cidade como actor numa companhia de teatro, mas mesmo assim Candy não se consegue encontrar com ele. Os dois estabelecem contacto através de cartas e Telmo convida-a a ir à estreia de Romeu e Julieta em Nova Iorque, com ele a interpretar Romeu. Mas o seu par, a actriz Susanna Marlowe, que interpetaria Julieta sofre um grave acidente e, apesar de Telmo receber Candy com carinho e cortesia, ela resolve afastar-se dele para que ele possa cuidar de Susanna.
O tempo passa e Alberto começa a desaparecer misteriosamente. Entretanto, do nada, Daniel resolve interessar-se por Candy e assedia-a de forma a obrigá-la a casar-se com ele. Contrariada Candy vai à festa de noivado, na esperança de conseguir impedir o casamento através do Tio Guilherme, o seu tutor. Ao conhecer finalmente o Tio Guilherme, Candy descobre que ele não é senão... o seu grande amigo Alberto!




Fantomas



Ogon Bat ou Ōgon Bat (japonês 黄金 バット Ōgon Batto, literalmente "Morcego Dourado") exibido no Brasil como Fantômas, o guerreiro da justiça, Fantaman, o guerreiro da justiça ou apenas Fantômas (exibido nos EUA como Golden Bat), foi uma série de anime exibida nas décadas de 1970 e 1980[1][2].
Dr. Still, um famoso arqueólogo deseja encontrar o continente perdido de Atlântida, mas o robô mão gigante do Dr. Zero afunda seu navio, somente ele sua filha, Marie, sobrevives ao naufrágio fugindo no super carro[5]. Durante a viagem o supercarro necessita de água potável para seus motores, Sill E Marie pousam em uma ilha que descobrem tratar-se da lendária Atlântida, agora de volta à superfície devido a uma explosão vulcânica[5].
Ao desembarcarem são atacados pela mão gigante. Em sua fuga, encontram acidentalmente a tumba do imperador Ogon Bat. Após decifrarem os hieróglifos, que dizem que a cada 10 mil anos, um grande mal ameaçará a Terra, e somente o guerreiro que está no esquife pode vencê-lo, Marie derrama água por sobre o esqueleto do sarcófago trazendo Fantomas de volta a vida[1]. Fantomas destrói a mão robo gigante e salva Still e Marie.
Marie e o Dr. Sill se tornam protegidos de Fantomas e, quando necessário, Marie invoca o morceguinho dourado que se torna uma tatuagem no braço de Fantomas.[5].
Entre seus superpoderes, Fantomas é constituído de um metal indestrutível, possui super velocidade e super força. Além disso, pode controlar tempestades, criar terremotos, voar e até viajar por outras dimensões[1].






Heidi

Heidi
Heidi é uma história sobre a vida de uma menina órfã da Suíça escrita como livro infantil em 1880 pela escritora suíça Johanna Spyri.
Em Portugal, a história adquiriu tamanho sucesso, que o desenho animado da Heidi (desenho animado) foi vendido em cassetes junto com o desenho de «Marco», que não conhecia Heidi, mas cujas histórias estavam sempre relacionadas com as dela.
Heidi tinha 5 anos quando perdeu seus pais e foi morar com sua tia. Porém houve uma crise e a tia não poderia mais sustentar a menina então resolveu deixá-la com o avô, da parte do pai. Ele era um homem frio e carrancudo que cuidava de cabras no alto dos alpes. Trabalhava com ele um menino chamado Peter. Na subida à casa do avô Heidi conheceu Peter e já viraram grandes amigos. A tia deixou a menina na casa do velho e lá ela dormia no feno. Mas o jeito de ser de Heidi acabou por quebrar o gelo do coração do velhinho. Quando todos já podiam ver a diferença nele a tia voltou e levou Heidi, contra a vontade, para a casa onde morava Clara. Clara era uma garota loira que não podia andar. O tempo passou e elas viraram melhores amigas, porém Heidi adoeceu por saudades dos alpes. A doença da protagonista foi tão séria que a tia teve de levar a garota de volta para que não morresse, mas Clara sentiu saudades e foi visitá-la. Com ciúmes, Peter jogou a cadeira de Clara monte abaixo. Nisso Heidi mostrou mais uma vez o quão especial era. Ela ensinou Clara a andar, realizando um milagre.






Speed Racer


Speed Racer Mach Go Go Go (em japonês: マッハGoGoGo, Mahha Gō Gō Gō?) é o nome de um Anime dos anos 1960, criado por Tatsuo Yoshida sobre corridas de automóveis. Speed Racer (nome dado na adaptação Norte Americana do anime, que nunca diz o nome original Go Mifune), um jovem e audaz piloto de corrida de 18 anos, dirige o carro Mach 5, criado por seu pai (Pops Racer) e vive diversas aventuras dentro e fora das corridas. Um produto típico dos anos 1960, é inspirada nos filmes Viva Las Vegas, protagonizado por Elvis Presley e 007 Contra Goldfinger[5].
o sobrenome Mifune é uma homenagem ao ator japonês Toshiro Mifune, protagonista do filme Os Sete Samurais[6].
O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora, que tocava ao fundo e tornava ainda mais emocionantes as corridas em que o piloto Speed participava, sempre repletas de acidentes espetaculares e "golpes sujos" dos participantes, tais como seus mais célebres rivais, a "Equipe Acrobática" e o "Carro Mamute". As corridas eram em locais inusitados, como selvas, desertos e até uma realizada dentro de um vulcão.
O filme Speed Racer - Filme foi lançado em 9 de Maio de 2008 um filme em Live-action (com atores reais), baseados na história original. Ele é dirigido pelos "irmãos Wachowski".

Nenhum comentário:

Postar um comentário