Gintama é um anime que traz a intertextualidade temática, a explícita e implícita em seus episódios... Isso! Com muito humor podemos perceber intertextos de artistas, programas de TV, séries e de outros animes famosos.
Enredo
A história de Gintama ocorre em Edo (hoje conhecida como Tóquio por causa de sua mudança de nome em 1868), o Japão, que foi conquistada por alienígenas chamados Amanto no período Edo. Os samurais do Japão lutaram contra os estrangeiros, mas depois de sua derrota os Amantos colocaram uma proibição de espadas. A trama é focada em um samurai excêntrico, Gintoki Sakata que ajuda um adolescente chamado Shinpachi Shimura salvar sua irmã Otae de um grupo de alienígenas que querem torná-la parte de um bordel. Impressionado com Gintoki, Shinpachi se torna seu aprendiz e trabalha com ele como freelancer para pagar o aluguel mensal onde vive Gintoki, bem como saber mais sobre ele. Os dois resgataram uma adolescente alienígena chamada Kagura de um grupo de Yakuza, que queria usar a sua força sobre-humana para matar pessoas. Kagura se junta á Shinpachi e Gintoki para trabalhar como freelancer. Ao fazer o seu trabalho se deparam muitas vezes com a polícia a força Shinsengumi, que normalmente aliado com eles no seu trabalho, uma vez que geralmente envolvem criminosos perigosos. Eles também vêm ao encontro de antigos camaradas de Gintoki durante a invasão Amanto, incluindo o terrorista Kotaro Katsura que mantém um relacionamento amigável com eles, apesar de sua ambição de destruir o bakufu. Por outro lado, Shinsuke Takasugi atua como um antagonista principal ao longo da série, como ele quer destruir o bakufu de uma forma mais violenta do que Katsura.
Embora a história da série, é comumente episódica, também existem alguns arcos de história que são desenvolvidas através de vários capítulos.
Temas e Estilos
O foco principal de Hideaki Sorachi em Gintama é a utilização de piadas;. durante o segundo ano de serialização do mangá, ele começou a adicionar mais drama à história, enquanto mantém a comédia, piadas e vários comentários de mangás clichês da Shonen Jump. Por exemplo, no primeiro capítulo, após a briga de Gintoki com um grupo de alienígenas para proteger Shinpachi e Otae, Shinpachi reclama que ele só lutou para "Por uma página" e Gintoki responde: "Cale a boca! Uma página é muito tempo para um artista de mangá!" o desejo exagerado de Gintoki para ler a revista Weekly Shonen Jump (que faz com que ele pare de lutar , a fim de obtê-la) também faz o divertimento de shonen, uma vez que durante os períodos personagens são citados. Outros tipos de situações cômicas são mais gerais, de modo que o leitor deve saber sobre a cultura japonesa para compreendê-los. O humor é descrito por publicações como "bizarra” e estranha”. Também é descrito como sendo dividido entre duas categorias: "Ficção-Cientifica de comédia" e uma "comédia samurai" como referência aos estrangeiros, que tende a apontar "uma mania irritante sobre a sociedade moderna", incluindo os dias celebrações ou famosas figuras míticas. Além disso, há referências a várias figuras históricas com poucos personagens da história que está sendo com base nelas. Além da série de comédia, os alienígenas 'invasão no Japão trazer várias questões sociais entre eles e os seres humanos com a mais recorrente é a falta de igualdade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário