O Castelo Cagliostro (1979): Primeiro longa dirigido por Miyazaki. Mostra as aventuras de Lupin III, um charmoso ladrão de casaca.
Nausicaa do vale dos ventos (1984): Mil anos depois de um evento que dizimou a civilização, a jovem Nausicaa enfrenta insetos gigantes à espera do “homem de azul”, que viria para salvar a humanidade. Vários do temas favoritos de Miyazaki – o pacifismo, a preocupação ecológica, a protagonista feminina – estão delineados aqui.
Laputa: Castle in the sky (1986): Primeiro longa do Ghibli, estúdio fundado por Miyazaki em 1985. Humanos buscam Laputa, uma legendária cidade flutuante que mantém-se escondida nas nuvens. A jovem Sheeta, filha de um piloto, batalha contra um grupo de piratas aéreos para chegar à tal cidade no ar.
Meu vizinho Totoro (1988): As garotas Satsuki e Mei vivem numa cabana perto de uma floresta com seus pais. E brincam com Totoro, um espírito protetor que toma a forma de um gigante (mas bonzinho) ser esverdeado. É o filme que traz o hoje famoso gatoônibus, um gato gigante que roda pelos bosques carregando passageiros.
Porco Rosso (1992): O personagem-título é um audaz aviador italiano, herói da Primeira Guerra Mundial. Cenários e contexto históricos seriam absolutamente realistas, não fosse o protagonista… um porco falante que se opõe à ascensão do fascismo na Itália.
A Princesa Mononoke (1997): Ashitaka é o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demônio criado pela violência humana. Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke, criada por lobos, e trava feroz brigas para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.
A viagem de Chihiro (2001): Mais conhecido trabalho de Miyazaki, é o recordista de bilheteria da história do cinema japonês. Chihiro é a garotinha cujos pais são enfeitiçados e transformados em porcos. Para salvá-los, ela trafega por um bizarro mundo mágico.
O castelo animado (2004): A protagonista Sophie é uma garota de 18 anos que é transformada numa velhinha por uma bruxa má. O castelo do título é a imponente mansão ambulante do mago Howl, a bordo da qual os personagens movimentam-se por dimensões místicas.
Ponyo (2009): conta a história de Ponyo, uma menina-peixe e sua amizade com Sosuke, garoto de cinco anos. Enamorada do menino, Ponyo quer se transformar numa humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário