Bem vindo ao Gambaru-Edumangá...


Bem vindo ao Gambaru-Edumangá...

Vamos reconhecer e apreciar a
universalidade encantadora trazidas nos
mangás e animes!

sábado, 25 de junho de 2011

MICHAEL JACKSON...em mangá

Sobre o Projeto Michael Jackson em mangá...




Entrevista com Fabio Shin sobre o Mangá de Michael Jackson

A entrevista foi feita pelo repórter Afonso do jornal Nippak http://www.nippak.com.br/jornal/


1) Porque, quando e como surgiu a idéia de você preparar uma versão em mangá para contar a vida e a trajetória artística de Michael Jackson ?

Eu sempre fui fã do Michael e, no decorrer de minha carreira recebi diversos convites de editoras para publicar livros de Mangá, mas nunca achei um roteiro que me agradasse. No começo deste ano fui convidado pela a editora SEOMAN a participar de um projeto de biografias em quadrinhos japoneses, e adorei o projeto e o profissionalismo da editora. Logo depois fiquei sabendo que o Michael Jackson iria voltar aos palcos e achei uma ótima oportunidade para juntar as duas coisas que gosto: o trabalho de Michael e o Mangá. Pensando nisso, convidei meu grande Amigo Ledo Vieira que em 1996 me ajudou a fundar minha atual escola, a Japan Sunset, e acertamos para ele escrever o roteiro deste projeto. Começamos a escrever e produzir o mangá com tranqüilidade e no anonimato, queríamos lançar no meio da sua turnê em Londres. Quando ficamos sabendo da morte dele, já estávamos no 5º capítulo. No início pensamos em parar com o projeto, pois a noticia da morte dele abalou a todos da produção e ficamos totalmente sem ação e tristes, pois todos os envolvidos neste projeto é fã dele. Mas, após uma semana de luto de toda a equipe, resolvemos retomar a produção do mangá, como uma homenagem a esse grande artista. Quero deixar claro que de maneira nenhuma queremos lançar agora para aproveitar a morte do rei do Pop para ganhar dinheiro, pois já estávamos fazendo este mangá antes mesmo do ocorrido, foi uma infeliz coincidência. Apenas divulgamos antes da estréia, por que ficamos com medo de produzir esse mangá com tanto carrinho e alguém decidir também fazer neste momento para se aproveitar. Este mangá está sendo produzido com muito respeito a ele e a todos os fãs.


2) O que você pretende fazer com esse mangá ?
Iremos lançar em livraria, até o momento estamos decididos em fazer apenas uma edição. Esse mangá é o primeiro que irei lançar, já produzi vários quadrinhos institucionais e trabalho na Editora do Método de ensino do Anglo fazendo apostilas. Será um trabalho totalmente diferente dos outros que já fiz e o roteiro é fantástico, está sendo um grande desafio.


3) O que você espera conquistar criando o Mangá do Michael Jackson ?
Na verdade é uma homenagem que fazemos a Michael e acredito que com este trabalho iremos abrir mais o mercado nacional e mostrar que os Mangakás brasileiros também tem talento. Também queremos lançar este projeto fora do Brasil, mas ainda estamos estudando. Minha equipe foi a primeira da America Latina a trabalhar com caricaturas em mangá e com este livro acredito que meu nome e de toda minha equipe irá ser bem divulgado.


4) Do enredo o que você mudará ?
O roteirista Ledo Vieira também ser um grande fã de mangá, e nós conversamos muito para chegar em uma historia do jeito que gosto. Quero explorar muito o sentimento dos personagens.


5) O que significa a perda do Michael Jackson para você e para o mundo ?
Eu sinto que perdi uma pessoa da minha família, estou muito triste e abalado... Nessa minha carreira de Mangaká, não foi fácil chegar onde cheguei, sempre procurei me espelhar na garra e na força de Michael, ele era um grande sonhador e muito criativo. Quero um dia ser como ele. O que ele fez pelo Mundo nenhum artista fez ou fará, Michael Jackson jamais será esquecido, ele será eterno em nossos corações.


6) Quais decisões pessoais você toma ao se espelhar nas atitudes do Michael Jackson ?
Modéstias a parte, eu me encontro em sua garra, determinação, força de vontade e criatividade..... Michael Jackson sempre ajudou o próximo, e eu tento fazer o que está a meu alcance. Já ajudei várias pessoas a realizar sonhos, como trabalhar com desenho por exemplo. Desde criança não queria crescer, e nessa profissão de mangaká e professor é ótimo ser assim, tenho quase 30 anos de idade e sempre que posso vejo Pokémon e Charlie e Lola (risos).


7) A idéia da elaboração do livro é sua ? surgiu como ? os trabalhos já foram iniciados ?
A iniciativa de fazer biografias em quadrinhos japoneses é da Editora Seoman, estamos fazendo o Mangá do Michael Jackson e outros títulos incríveis, mas a vontade de fazer do Michael foi minha mesmo, os trabalhos já foram iniciados em maio de 2009.


8) Quantos exemplares serão produzidos ? Ele será vendido em quais locais e preço ?
Ainda não temos essa informação de tiragem e preço o que sabemos que será produzido para livrarias e com previsão de lançamento em 2010. Muitas pessoas pediram para que lançássemos logo esse ano, mas não iremos, por respeito aos fãs que adoraram o projeto e a nós mesmos, não iremos correr com a produção, pois queremos fazer algo especial com muito carinho e a altura do nosso homenageado.


9) Esteja a vontade para falar algo importante que acha interessante divulgar ?
Para mais informações deste projeto e ver todo seu andamento pode acessar nosso site www.fabioshin.com , em breve teremos uma exposição com desenhos do Mangá do Michael Jackson. Fabio shin é criador da Escola de Mangá Japan Sunset com 10 escolas em São Paulo.
Quero agradecer a minha equipe toda por me ajudar, o grande artista e professor Rafael Kirschner que está totalmente ligado ao Mangá e a todos os fãs de Michael Jackson que recebeu o projeto com muito carinho...Valeu mesmo a todos e até mais, pois está corrido as coisas por aqui... Fabio Shin!

AVISO IMPORTANTE: Todo o dia 29 de cada Mês(para quem não sabe Michael faz aniversário dia 29 de agosto) Eu irei postar em meu site uma ilustração nova até o dia do Lançamento do Mangá, é uma Homenagem que eu faço a todos os Fãs de jackson, só tenho a agradecer vocês! Muito obrigado...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário